Cybernétikos ganham destaque nos EUA

Por

Setembro de 2011
Por Rosiane Siqueira

O Grupo Cybernétikos Soul Street’s já participou de diversos campeonatos, como o último World Hip-hop Championship em Las Vegas. Representando o Brasil na cultura hip-hop, o grupo traz junto aos integrantes muita consciência social e política.

Formado por nove integrantes, o Cybernétikos existe há 13 anos. Ao longo da sua jornada, sempre atuaram de forma independente. Everson Magnavita, fundador da equipe e coreógrafo, afirma que a força de vontade de todos os integrantes é o que garante esse reconhecimento mundial.

Em Las Vegas, Everson e companheiros competiram com 68 grupos de mais de 42 países na categoria adulta e chegaram a ficar entre os 30 melhores. Seus vídeos e fotos estão espalhados por vários sites mundiais de Street Dance e são referência no estilo.

A difícil busca por patrocinadores marca a trajetória do grupo. Esse ano, o deputado Carlos Zarattini e a faculdade Uninove apoiaram com parte da verba para a viagem. O resto dos gastos o próprio grupo bancou. “Todo mundo diz sobre a pluralidade cultural do país, mas tudo aqui é futebol. O grupo Cybernétikos representou o Brasil em Las Vegas e e nenhum órgão público parabenizou a equipe”, diz Everson, que é professor de dança em escolas de todos os níveis econômicos na cidade de São Paulo. Para ele, o profissional da dança, mesmo com toda a obrigação do estudo e do aperfeiçoamento, não tem a profissão reconhecida.

Mesmo com a falta de incentivo, os Cybernétikos contam com sua produtora Penha para contatos e parceiros. Um dos objetivos da equipe é abrir, em breve, sua própria associação para então tocar um projeto social. A maioria dos bailarinos já trabalha voluntariamente em ONGs.

No mês de outubro, os jovens participam das eliminatórias sulamericanas em Porto Alegre para, em 2012, mais uma vez, mostrar a qualidade do hip-hop do Brasil ao mundo.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.