Um espaço para poesia, música e dança

Iniciativa de família da comunidade cria um ambiente descontraído para expressões artísticas

Um sábado, um microfone, muitos livros e uma grande dose de boa vontade: é assim que o Sarau da Remo “Na Voz a Vez!” é realizado, uma vez por mês, no Bar da Deta. Iniciado em outubro de 2011, o projeto do sarau busca criar um encontro de cultura regular na comunidade, onde há espaço não só para música, dança e leitura, como também para histórias pessoais e desabafos.

Projeto independente

Janete e Janeide Souza Silva, irmãs e organizadoras do sarau, contam que a idéia nasceu das duas e logo ganhou apoio de seus outros irmãos, Joab e Jonatas. Realizado em família, o evento não possui apoio financeiro de nenhuma instituição e é uma iniciativa inteiramente independente. “O fato de o sarau não possuir vínculo financeiro algum é um estímulo para os participantes se sentirem livres para dizer o que pensam”, diz Janeide.

Para a realização das atividades, cada um ajuda com o que pode. Dona Deta cede o espaço, algumas cadeiras são emprestadas do bar da dona Eva, Joab traz seus equipamentos de som e comanda toda a parte musical, além de qualquer um poder colaborar com algum livro para a coleção que fica exposta a quem quiser ler ou declamar.

Momento cultural

O evento ocorre em datas estipuladas pelos organizadores, possuindo uma temática diferente a cada mês. O último sarau realizado, no mês de abril, teve como tema “Todo dia era dia de índio!”, em homenagem à cultura indígena. Porém, a definição de um assunto específico para o sarau não impede que os participantes abordem outros tópicos. É bastante comum, inclusive, que alguém traga para a reunião um tema que esteja em pauta. “O ambiente descontraído faz com que todo mundo se sinta à vontade para dar sua opinião, como em um sarau passado, em que alguém trouxe a questão da reurbanização”, conta Janete.

O evento é totalmente aberto à comunidade. Quem quer participar, anota seu nome e o que vai apresentar em um cartão e espera ser chamado. Os irmãos contam que há muita participação dos moradores, de todas as idades, tanto nas apresentações quanto na platéia. As crianças são freqüentadoras assíduas das reuniões, e evidentemente preferem cantar. Já entre os adultos, é mais comum a leitura de textos, além dos que preferem contar alguma história pessoal. Porém, a música não fica restrita às crianças. “Há muitos cantores de rap que vêm se apresentar, mas apresentações de dança são mais raras”, diz Janete.

A vez de diferentes vozes

Um dos propósitos do sarau “Na Voz a Vez!” é justamente dar chance de expressão a muitas vozes. Isso ocorre não apenas no sarau em si, como também na música que é tocada no evento. Joab, responsável por essa parte, conta que procura colocar diversas bandas e estilos musicais para tocar. “O espaço do sarau é importante para que quem venha participar acabe conhecendo músicas de bandas que não são tão conhecidas, de qualquer gênero musical. Aqui dá para fugir um pouco do comum e ainda divulgar o trabalho de grupos menos famosos”, conta Joab.

O caráter educativo e multicultural do sarau está trazendo fama ao evento. Os organizadores recebem convites para realizar outros saraus fora da São Remo, como o mais recente, na biblioteca do Centro Educacional Unificado (CEU) Uirapuru. A divulgação dos eventos é feita por meio de avisos colados em vários lugares, desde bares até postes de rua, convidando os moradores a participar e trazer suas contribuições pessoais. “O Sarau da Remo une diversas áreas culturais em um só evento. Isso o torna diferente dos outros”, diz Janeide.

Por Ana Paula Lourenço

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.