Amigo, não cliente
Relação informal é traço da SR
Mesmo ao lado de um hipermercado e de um atacado, o comércio popular no Jardim São Remo é parte essencial da dinâmica da comunidade. Além de criar emprego dentro do próprio bairro, frequentar os comércios locais virou hábito. Essa proximidade entre quem vende e quem compra é benéfica para ambos, pois cria um ambiente de confiança.
“Hoje não se tem só um cliente, se tem um amigo”, disse um comerciante. Esse é o diferencial do comércio são remano, onde se cria mais que uma relação de prestação de serviço entre o consumidor e o comerciante. Há um laço de amizade que não existe nas grandes lojas, mas que na comunidade faz parte do cotidiano dos moradores.
Questionada sobre essa interação, a dona de uma venda Lenice Marcelino disse que, por estar próximo do cliente, “a gente tem mais contato, confia em quem compra aqui e chega até a vender fiado, pois sabe que a pessoa vai pagar depois.” Entretanto, ela fez uma ressalva dizendo que “confiar também é um risco.”
Oficialização dos negócios
Embora haja essa relação atípica entre cliente e vendedor na comunidade, é importante formalizar os comércios para seu crescimento e melhor administração. Para ajudar os empreendedores nesse aspecto, o Sebrae disponibiliza apoio desde a abertura do negócio até as estratégias de venda.
A consultoria é gratuita e feita no posto de atendimento da Av. Rio Pequeno, 155. O telefone para contato é (11) 3719-2311 e o email é pariopequeno@sebraesp.com.br.
Por Fenando Oliveira