Sabão artesanal é opção de reciclagem

Por

Moradora da comunidade transforma resíduos de óleo de cozinha em sabão caseiro

O descarte do óleo de cozinha usado é um grave problema ambiental. Quando jogado diretamente no lixo e despejado em lixões, o óleo impermeabiliza e contamina o solo. Se existir um lençol freático sob a área do lixão, o problema fica ainda pior. Este produto pode penetrar no solo e contaminar a água presente nesses reservatórios que abastecem as nascentes dos rios.

Outra opção de descarte é o esgoto. Porém, o óleo jogado na pia muitas vezes se solidifica nos encanamentos. Cerca de 40% dos casos de entupimentos de canos em São Paulo estão relacionados com o descarte de óleo usado.

Para evitar esses transtornos, uma alternativa boa e fácil é a produção de sabão caseiro. A senhora Joselita Oliveira Silva realiza esse processo de reciclagem. Recebendo doações de vizinhas e amigas, dona Joselita transforma o óleo em sabão e doa para aqueles que quiserem. Ela aprendeu a fazer sabão com sua ex-patroa, e deu dicas de como prepará-lo em casa. O mais importante é não utilizar recipientes e colheres de metal, pois a soda cáustica corrói esse material. Ela ainda recomenda o uso de caixas de leite vazias como formas.

Para fazer sabão caseiro você vai precisar de: 5 litros de óleo, 1 copo de álcool, 1 quilo de soda cáustica e 1 litro de água, que deve estar quente se a soda for líquida. Para preparar, deve-se misturar tudo em um recipiente plástico, tomando bastante cuidado ao manusear a soda cáustica, que é muito corrosiva. Mexa até a massa atingir um tom amarelado. Basta despejar nas caixas de leite vazias e secar.

Por Ana Luiza Tieghi

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.