Atenção para o início das matrículas

A partir de novembro, estarão abertas as inscrições na rede pública de educação

O ano letivo se aproxima do fim e algumas escolas já iniciaram o processo de matrícula para o ano de 2013. Fique atento aos prazos para o Ensino Fundamental da rede pública e para a inscrição nos cursos técnicos.

Ensino Fundamental

Quem vai ingressar no 1° ano em 2013 e estava matriculado em uma escola infantil da rede municipal até 6 de setembro deste ano tem vaga garantida na rede pública. Se a criança estiver fora da escola ou estudando na rede particular, os responsáveis necessitam realizar um cadastro. Nesse caso, para conseguir a vaga, o aluno deve completar 6 anos até 31 de março do próximo ano.

O segundo período para o cadastramento acontece entre os dias 13 e 30 de novembro.  Após esse prazo, o Sistema fecha e só reabre em 8 de janeiro. É necessário apresentar  certidão de nascimento, comprovante de endereço, carteira de vacinação e comprovante de escolaridade.

O aluno que cursa o Ensino Fundamental na rede pública e vai continuar na mesma escola deve efetuar a rematrícula. Como cada colégio organiza o processo de uma maneira, o ideal é consultar a secretaria da sua escola.

Para o Ensino Médio, a resolução que define as datas para matrícula em 2013 ainda não foi divulgada.

Ensino Técnico

As ETECs (Escolas Técnicas Estaduais) oferecem vários cursos de Ensino Técnico e também o Ensino Médio. Quem deseja ingressar apenas no Ensino Técnico deve estar cursando a partir do 2º ano do Ensino Médio ou já tê-lo concluído.

O candidato deve realizar uma prova para concorrer à vaga desejada. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de outubro, às 15h, pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A taxa de inscrição é de R$ 25,00. O exame será realizado no dia 2 de dezembro, às 13h30. Os locais de prova serão divulgados no dia 26 de novembro.

O Processo Seletivo Vestibulinho conta com o Sistema de Pontuação Acrescida. Estudantes afrodescendentes têm bônus de 3%, sendo necessária a declaração no ato da inscrição. Alunos da rede pública recebem bônus de 10% e é obrigatória a apresentação de documento que comprove os estudos em escola municipal, estadual ou federal. Se o candidato se encaixar nas duas situações, tem direito a 13% de bônus.

Para consultar o Manual do Candidato acesse este link.
Para outras informações acesse aqui ou ligue (11) 3471-4071.

Por Gabriela Fachin

Tags: , , , , ,