Gaby Amarantos: Ícone do Tecnobrega

Por

Gaby posa na periferia de Belém

A artista afirma que a periferia lhe ensinou a enfrentar as dificuldades da vida

Gaby Amarantos é um dos nomes mais importantes da atual cena musical brasileira. A cantora de tecnobrega, ritmo surgido em Belém do Pará, tem conquistado inúmeros prêmios e reconhecimento internacional. Seu disco, “Treme”, foi um dos mais aguardados pela mídia em 2012. As músicas de seu repertório, como “Xirley” e “Ex-Mai Love” (tema da novela “Cheias de Charme”), são conhecidas no país inteiro e fazem sucesso entre vários públicos, das periferias às baladas da classe média alta.

Gaby tem se tornado cada vez mais popular não apenas por seu tecnobrega, ritmo que até pouco tempo não era muito conhecido fora do Pará, mas, principalmente, por ser uma cantora autêntica. Sua originalidade pode ser notada tanto em suas roupas, sempre com elementos muito chamativos e ousadas, como também por sua postura enquanto artista. Ela é assumidamente brega e não vê problemas em ser uma cantora que faz sucesso nas camadas populares. Além disso, não nega suas origens. Nascida e criada no Jurunas, bairro da periferia da capital paraense, a artista faz questão de lembrar em seus shows o nome de seu estado, de sua cidade, e afirma com orgulho que cresceu e que pertence à periferia. Gaby Amarantos concedeu esta entrevista ao NJSR

A sra. veio da periferia. O que isto representa para a sra e o que esta experiência lhe ensinou?

Foi onde eu nasci, onde eu aprendi a olhar a vida, a ser quem eu sou. Foi nela onde aprendi os valores que quero repassar para o meu filho, Davi. Aprendi a ser guerreira, a não abaixar a cabeça. Nada foi fácil para a minha família, mas nunca abaixamos a cabeça. Meus pais me ensinaram a enfrentar as adversidades de cabeça erguida, sem nunca me achar inferior. Assim, aprendi que viver na periferia não é estar à margem da vida. Por isso, nunca deixei o Jurunas, bairro onde nasci e onde aprendi a dar valor às coisas.

Você tem um grande público nas periferias. Em função disso, você tem a preocupação de cantar músicas voltadas para esse público?

Acho que eu tenho que me comunicar da mesma forma com todos os públicos. Não posso fazer distinção.

Você tem conquistado vários prêmios e tem sido indicada para outros de grande renome, como o 8º Prêmio BRAVO! e o Grammy Latino. A que você atribui o sucesso que você tem obtido?

Acho que à verdade com que faço o meu trabalho. As pessoas percebem isso.

Você é muito querida na comunidade Jardim São Remo. Você gostaria de deixar alguma mensagem para os nossos leitores?

As periferias não são invisíveis. Ninguém pode abaixar a cabeça só porque não vive nos chamados centros.

 

Por: Ana Paula Sousa

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.