Opções Acessíveis de Passeio em São Paulo

Por

São Paulo está entre as cidades mais caras do mundo, e o turismo que recebe é predominantemente voltado para a área de negócios. A capital paulista, no entanto, sedia com frequência inúmeros eventos culturais a custo zero. Dentre eles, encontram-se atividades para todas as faixas etárias, que abrangem circo, cinema, teatro, música etc.

No dia 5 deste mês foi celebrado o dia nacional da cultura. Para comemorar, a Ticket está promovendo a 6ª Semana Ticket Cultura & Esporte. A “semana” começou no próprio dia 5 e vai até dia 18 deste mês, e conta com mais de 300 atividades totalmente gratuitas, incluindo desde obras ao vivo realizadas por artistas urbanos até visitas ao MASP (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand) isentas de pagamento. Os eventos estão espalhados por vários pontos da cidade, em locais de grande circulação, como o centro e a periferia, e têm um leque bem variado de horários.

A exposição Vias do Coração, pela segunda vez na cidade, é parte do projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”, que promove a popularização da ciência por meio de exposições multimídias interativas. Localizada na Estação Ciência até 31 de março do ano que vem, a mostra visa explicar um pouco sobre como funciona o coração e o aparelho circulatório humano em geral. A visita é grátis no primeiro sábado e no terceiro domingo de cada mês. Agendamentos de grupos são possíveis nos demais dias, nos quais o preço da entrada é acessível.

Jey Sete na 6ª Semana Ticket

Entre os dias 28 de novembro e 2 de dezembro acontecerá a sétima edição da Balada Literária. Neste ano, o autor homenageado será o paulista Raduan Nassar. A programação completa ainda não foi divulgada. É certo, no entanto, que na abertura, a ser realizada no Centro Cultural Barco, será exibido “Vestido de Laerte”, premiado como melhor curta-metragem no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Há também passeios que podem ser feitos em qualquer época do ano. Apesar de apenas cerca de 8% da população frequentar museus com alguma frequência, São Paulo possui inúmeros deles. No Campus Cidade Universitária da USP encontra-se, dentre outros, um dos edifícios do Museu de Arte Contemporânea (MAC), que recebe obras conceituais e contemporâneas. Funciona de terças a domingos em diversos horários, e a entrada é gratuita.

Aos fins de semana, um bilhete de metrô é tudo o que se precisa para participar de um tour pela cidade. O serviço, criado pela São Paulo Turismo em parceria com a Companhia do Metropolitano de São Paulo, cobra três reais e oferece 5 tipos de roteiros distintos, todos acompanhados por guias turísticos: Liberdade, Sé, Luz, Paulista e Theatro Municipal.

Programe-se e desfrute o que a cidade tem de melhor – a baixos ou nulos custos. Mais informações sobre programação em:

Museu de Arte Contemporânea
6ª Semana Ticket Cultura & Esporte
Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos
Companhia do Metropolitano

 

 Por: Giovanna Gheller

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.