PM Ocupa São Remo e Causa Transtornos

Moradores organizam assembleia no dia 11/11 para discutir ação truculenta da polícia no bairro

Por volta de 5h30 da manhã do dia 31 de outubro de 2012 cerca de 120 policiais chegaram à comunidade para uma operação de busca a suspeitos. Nessa ação, entraram nas casas dos moradores e, muitas vezes, bagunçaram seus pertences enquanto dormiam ou se aprontavam para o trabalho.

Circo-Escola fechado devido ao pânico gerado pela ação da polícia

Antes mesmo de o sol nascer, a operação policial se instaurou na comunidade e os moradores, incluindo crianças, presenciaram a violência indiscriminada dentro das suas próprias casas. Havia policiais em todas as ruas, até mesmo nos estabelecimentos comerciais. A respeito do túnel encontrado pelos policiais, moradores disseram que era apenas um buraco no muro e ele estava fechado há um tempo.

Toda a rotina foi abalada devido à ação policial. As forças deslocadas para o local incluíam 20 viaturas da Rota e mais 30 agentes da Polícia Civil, segundo a Secretaria de Segurança Pública. Uma moradora contou que os policiais prometeram voltar 18h e, por isso, muitos pais optaram por não mandar as crianças à escola, já que havia o receio de violência no horário de volta das crianças. O Circo-Escola suspendeu as atividades até a sexta-feira da semana.

Uma professora de uma escola estadual que atende crianças da SR, conta que os alunos estavam assustados e tentou ajudá-los levando-os para casa. Ela disse que “diante da apreensão dos alunos, relatando a violência, contando sobre policiais que entraram de forma violenta nas suas casas, quebrando móveis, agredindo moradores, apontando fuzis para as crianças, nós decidimos nos juntar aos alunos na saída da aula e acompanhá-los até a São Remo”.

Na segunda-feira, dia 5 de novembro, o Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP) sediou uma reunião que teve como tema central a ação violenta da polícia na São Remo. Ela contou com alguns moradores da comunidade e outras pessoas dispostas a discutir a questão. Givanildo Santos, da Associação dos Moradores, aponta a agressividade policial com trabalhadores que foram abordados ao saírem para o trabalho.

São abusos policiais a invasão de domicílio sem mandado judicial e nem consentimento do morador e as agressões que não sejam para defesa do policial.

Para denunciar esses casos, o cidadão deve ligar para 0800-7706190 quando se tratar de Polícia Militar. Se o excesso decorrer da ação de um policial civil, o telefone para denúncia é (11) 3231- 5536. Não é preciso se identificar ao comunicar o abuso.

Por: Lara Freitas e Rúvila Magalhães

Tags: , , , ,