Cuidados Simples Previnem Incêndios

Por

Falta de instruções para moradores de como evitar fogo facilitam incidência de acidentes

Acidentes domésticos são a maior causa de fogo nas cidades. Segundo o anuário estatístico do corpo de bombeiros de São Paulo, junho é o mês campeão em notificações de incêndio. Porém, é preciso estar atento em todas as épocas do ano para evitar acidentes. Prevenir e conscientizar a população são as melhores opções para que não aconteçam desastres.

O maior problema é a falta de informação. Para Sérgio Ceccarelli, especialista em segurança contra incêndios e diretor da Ceccarelli CSI, “Precisamos de campanhas para ensinar os moradores. Os incêndios domésticos são mais frequentes, porque os moradores não têm uma instrução de como utilizar com segurança a eletricidade e o fogo.”.

Como exemplos citados por Ceccarelli há: os “gatos”; o gás, que deveria ser fechado à noite ou quando os moradores saem de casa; fósforos ao alcance de crianças; e estruturas precárias ou irregulares de madeira e papelão, materiais que ajudam a propagar incêndios com facilidade.

Com atenção e cuidado é possível evitar que incidentes ocorram. Confira no infográfico ao lado algumas dicas importantes de segurança. Por, em caso de incêndio, se possível desligue o gás e a rede elétrica da residência, abandone o local o mais rápido que puder e ligue para o 193 para entrar em contato com o corpo de bombeiros.

Ilustração: Ricardo Kuraoka/ Luiza Maranhão

Incêndios atingem comunidades
Segundo o corpo de bombeiros, houve incêndios em 69 favelas de São Paulo desde o início de 2012. O Ministério Público do Estado de São Paulo iniciou investigações, pois há suspeitas de que os incêndios tenham sido provocados por grupos com interesses financeiros. Em geral, as favelas atingidas ficam em locais onde há valorização imobiliária.

Em 2010, foi criado o Programa de Prevenção Incêndio em Assentamentos Precários (Previn). O projeto prevê a nomeação de um zelador comunitário, instalação de hidrantes e extintores de incêndio e retirada de “gatos” de energia. Porém, o programa foi implantado em apenas 3% das aproximadamente 1633 favelas de São Paulo.

Para mais informações acesse o site do Corpo de Bombeiros

Em caso de emergência, ligue 193

 

Por: Ana Beatriz Brighenti

Tags: , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.