CEI terá mudanças

Girassol deixará de atender crianças pequenas

O CEI (Centro de Educação Infantil) Girassol deixará de atender crianças de até 5 anos de idade a partir de 2013. Com o rompimento do convênio com a prefeitura, o CEI, que será chamado Espaço Girassol, passará a atender somente crianças na faixa etária de 6 até 10 anos. No novo esquema, as crianças permanecerão no projeto durante 5 anos, por 4 horas diárias em atividades paralelas às escolares.

O CEI Girassol mantinha convênio com a Prefeitura de São Paulo, que era responsável por parte da verba necessária para o seu funcionamento, mas, em contra partida, ela diminuiu a faixa etária dos alunos: apenas crianças de 2 e 3 anos eram frequentadoras do CEI.

Com a mudança, 24 alunos irão para outras creches. O remanejamento das crianças está sendo feito pela Delegacia Regional de Ensino do Butantã. Elbio Miyahira, membro da diretoria da instituição, garante que a equipe  do Girassol será solidária: “Estaremos acompanhando este processo e dando todo o apoio que as famílias de nossos alunos precisarem.”

O desejo da direção do CEI é que os alunos permaneçam no espaço por mais tempo para que seja desenvolvido um trabalho de apoio mais duradouro, tanto com as crianças quanto com a família delas. O encerramento do convênio com a Prefeitura permitirá que esse objetivo seja alcançado.

Segundo Elbio, as mudanças permitirão aumento no número de crianças atendidas. “Atualmente, atendemos 63 crianças de 2 e 3 anos. Com o novo projeto atenderemos 100 crianças de 6 a 10 anos.”

Além do aumento no número de crianças atendidas, a nova faixa etária trará diversos benefícios para a comunidade. As crianças atendidas estarão cursando o Ensino Fundamental I em apenas meio período nas escolas da região e o tempo que elas teriam livre será gasto em atividades educacionais dentro do Espaço Girassol.

CEI Girassol que, em 2013, passará a se chamar Espaço Girassol (Foto: Rúvila Magalhães)

Por Rúvila Magalhães

Tags: , , , , ,