Está chegando o bebê, pra onde correr?

Hospital da USP mantém completa infraestrutura de Obstetrícia logo ao lado da São Remo

por Giovanna Rossin

O atendimento do Hospital Universitário da USP, antes restrito a alunos e funcionários da universidade, passou a receber gestantes que moram na região do Butantã. Após o acompanhamento pré-natal durante o período de gestação, feito no Posto de Saúde mais próximo da sua residência, a grávida é encaminhada para o HU para ser realizado o parto.
Quando a paciente chega ao hospital, passa por diversos exames para conferir se realmente está em trabalho de parto. Um deles é a monitoragem, na qual a enfermeira escuta o coração do bebê por dez minutos a fim de verificar sua vitalidade. Se sim, a gestante é internada e depois levada a uma das quatro salas Pré-parto do hospital. É lá que as enfermeiras iniciam a preparação da gestante para a operação.
Caminhar, tomar banho quente e sentar em uma bola fisioterápica são conselhos para amenizar as dores do parto durante essa fase. O acompanhamento familiar é um recurso essencial, tanto para diminuir a ansiedade da mãe e o possível mal-estar que sente quanto para fortalecer o relacionamento da família com o recém-chegado.

O procedimento de parto

No momento em que o âmnio (bolsa d´água onde o embrião fica mergulhado) se rompe, o corpo da mulher se prepara para expulsar o feto para o meio externo, devido à contração do útero. Essa é a definição de parto.
Quando isso acontece, a futura mamãe é levada à Sala de Parto, onde estão esperando por ela a maca, berço aquecido para o bebê e inúmeros equipamentos usados pela equipe médica. “Em média, o HU realiza dez partos por dia, totalizando 290 a 310 partos mensais”, diz a enfermeira Chang Yi Wei, chefe da Enfermaria do Centro Obstetrício, que trabalha lá há 22 anos.

O alojamento

Logo em seguida, tanto a mãe quanto o bebê são encaminhados a uma sala de recuperação, onde serão feitas observações em relação à sua temperatura, pressão e freqüência cardíaca.
Se tudo correr bem durante e depois do procedimento, ou seja, se não ocorrerem complicações com nenhum dos dois, eles são encaminhados ao chamado Sistema Alojamento Conjunto, um tipo de internação onde o bebê, após nascer, fica ao lado da mãe até ser liberada. Esse alojamento, que ocupa o 5º andar inteiro, tem a capacidade total de 52 pacientes. Todas as pacientes recebem o pacote “Mãe Paulistana”, que contém um pequeno enxoval para o bebê. A mãe também recebe, através desse projeto da prefeitura, um agendamento para retorno de consulta ao posto médico, onde foi feito o acompanhamento pré-natal.

As primeiras horas do bebê

Logo após o parto, o cordão umbilical é cortado. O bebê é levado à sala de banho, onde toma vacina contra hepatite B e uma cápsula de vitamina K, para prevenir hemorragias.Esse é o único momento em que fica separado da mãe.
Após as horas saudáveis de descanso, as enfermeiras ministram diariamente aulas coletivas para explicar detalhadamente os cuidados que devem ser tomados com os recém-nascidos, além de tirarem as dúvidas. “No vídeo, eu aprendi a cobrir a orelhinha do bebê durante o banho, para não molhar; a limpar bem o umbigo com álcool e a tomar muito cuidado para o sabão não ir aos olhos”, diz Taniele Almeida, 19 anos.

Cuidados com o bebê

Nos primeiros dias de vida, a amamentação é essencial. Nesse período, o leite recebe o nome de colostro e contém todos os nutrientes que o bebê precisa, além de anticorpos essenciais. Nos seis primeiros meses, não é necessário dar água ao bebê se a alimentação for exclusivamente leite materno. A partir do sexto mês, é necessário complementar a dieta da criança. Os novos alimentos devem ser oferecidos um por dia. Assim, pode-se observar se o bebê tem intolerância a algo. A papinha não pode ser muito mole, para estimular a mastigação e o nascimento dos dentinhos. Deve ser feita com base na refeição normal da família. Sal e óleo podem ser usados, mas fique atenta às quantidades utilizadas. É recomendável amamentar até os dois anos de idade, embora o desmame possa ocorrer antes. Além disso, a amamentação acelera a perda de peso e a volta do corpo ao normal após a gestação.

ATENÇÃO, mamãe: o HU possui um Banco de Leite Humano que está sempre aberto a doações. Caso haja leite sobrando, procure o Serviço de Nutrição Ditetética para obter mais informações e fazer sua contribuição.