Saúde em foco na SR

O centro de saúde-escola Samuel Pessoa desenvolve há 12 anos o Projeto São Remo, uma estratégia de saúde da família voltada para os habitantes da comunidade, que conta também com sete subprojetos. O objetivo dessa ação é promover a comunicação para que a atenção básica possa ser reorganizada. As famílias cadastradas são acompanhadas por agentes comunitários que as orientam e as auxiliam com questões relacionadas à saúde, assistência social e conscientização ambiental. O projeto que começou em 2001 conta hoje com doze agentes, cada um é responsável por aproximadamente 200 famílias.

Os subprojetos tratam de questões específicas e mais elaboradas, como por exemplo a saúde da criança e a saúde do idoso. Eles aprofundam a interação entre a comunidade e o centro, melhorando a qualidade do atendimento à população.
O Projeto São Remo se destaca por não ser um programa de saúde comum. A proximidade entre os agentes e a população proporcionam um atendimento personalizado às famílias, cobrindo pontos que outros programas deixariam de lado.
O cadastramento das famílias é feito diretamente com os agentes comunitários, na São Remo.

Centro de saúde-escola Samuel Pessoa – Av. Vital Brasil, 1490
Contatos: 3061-8583