Festa reúne são remanos e alunos da USP

Por
 
Evento contou com filmagem de documentário que tratará sobre as origens do Rio Pequeno
 
 
imagem
Além de discursos de moradores, houve atividades culturais

A barraca de Dona Eva foi palco de uma festa, no dia 6 de abril. O objetivo deste evento, foi incentivar o projeto de construir uma biblioteca comunitária e também aproximar os moradores dos universitários da USP. Daí, o nome dado ao evento: “Festa do Fim dos Muros”.

Participaram bandas de alunos e de moradores e nesse espírito de proximidade e solidariedade a comunidade ganhava sons e Dona Eva clientes em seu bar. O estabelecimento acabou se tornando um ponto para conhecer mais sobre as lutas da comunidade. Embora a iniciativa do evento fosse aproximar os dois lados do muro, muitos dos participantes comentaram a baixa participação dos moradores nas festividades. Muitos desconheciam o que ocorria no local, sendo convidados pela própria organizadora, conforme passavam perto de seu estabelecimento.

Durante o evento houve também a presença de câmeras que filmavam as apresentações, tendo em vista a montagem de um documentário do projeto “História dos Bairros”, que é financiado pela prefeitura e já está em sua sétima edição. Esse documentário chamado “Tranquilidade e Movimento” vai resgatar as origens do bairro Rio Pequeno, mas também visa apresentar os espaços artísticos e culturais mantidos na comunidade.

Olivia Marques, que faz parte da equipe de filmagem, disse ter gostado muito da vibração do evento, que conseguia unir moradores e alunos preocupados com os rumos da comunidade. Para ela o único porém na festa foi a pequena participação dos moradores no evento: “o número de moradores era menor que o de alunos da universidade”. As filmagens têm previsão de acabar no final de abril, sendo que acompanharão também o próximo Sarau São Remano.

 Por  Pedro Passos
e Ana Luísa Abdalla

Tags: , , ,

Comentários

  1. Angélica Alves on 18/04/2013 at 20:35

    Olá.
    Meu nome é Angélica. Moro em São Remo a mais de 15 anos.
    Acho maravilhoso o trabalho de vocês.
    Sinceramente, mesmo morando aqui, fico muito mal informada devido a faculdade e uso o site pra me atualizar.

    É muito bom ver que há pessoas buscando integração.

    Me colocando como moradora, sei o quanto esses muros desanimam. Vejo muitos jovens inteligentes e com uma garra tremenda se deixar amedrontar por esses muros. Se permitindo acreditar que por sermos pobres, “favelados”, nunca seremos capazes de entrar como aluno.

    Me colocando como aluna da USP sei da visão que muitos alunos, por não conhecer a comunidade, tem. E não dá pra dizer que eles são totalmente culpados da visão que possuem. A mídia não colabora. Vejo grandes iniciativas irem e virem desde pequena (como o Circo Escola, Espaço Girassol, entre outros), mas, infelizmente, só se noticia o que é ruim.

    Agradeço pelo trabalho de vocês e parabéns pela iniciativa das pessoas que estão participando desta busca por integração.

    OBS: Apesar de não ser muito fã dos bailes, amo São REMO!!!

    Grata.