Festa reúne são remanos e alunos da USP

Evento contou com filmagem de documentário que tratará sobre as origens do Rio Pequeno

Além de discursos de moradores, houve atividades culturais

A barraca de Dona Eva foi palco de uma festa, no dia 6 de abril. O objetivo deste evento, foi incentivar o projeto de construir uma biblioteca comunitária e também aproximar os moradores dos universitários da USP. Daí, o nome dado ao evento: “Festa do Fim dos Muros”.

Participaram bandas de alunos e de moradores e nesse espírito de proximidade e solidariedade a comunidade ganhava sons e Dona Eva clientes em seu bar. O estabelecimento acabou se tornando um ponto para conhecer mais sobre as lutas da comunidade. Embora a iniciativa do evento fosse aproximar os dois lados do muro, muitos dos participantes comentaram a baixa participação dos moradores nas festividades. Muitos desconheciam o que ocorria no local, sendo convidados pela própria organizadora, conforme passavam perto de seu estabelecimento.

Durante o evento houve também a presença de câmeras que filmavam as apresentações, tendo em vista a montagem de um documentário do projeto “História dos Bairros”, que é financiado pela prefeitura e já está em sua sétima edição. Esse documentário chamado “Tranquilidade e Movimento” vai resgatar as origens do bairro Rio Pequeno, mas também visa apresentar os espaços artísticos e culturais mantidos na comunidade.

Olivia Marques, que faz parte da equipe de filmagem, disse ter gostado muito da vibração do evento, que conseguia unir moradores e alunos preocupados com os rumos da comunidade. Para ela o único porém na festa foi a pequena participação dos moradores no evento: “o número de moradores era menor que o de alunos da universidade”. As filmagens têm previsão de acabar no final de abril, sendo que acompanharão também o próximo Sarau São Remano.

Por  Pedro Passos
e Ana Luísa Abdalla