Começa o cadastro do Bilhete Único Mensal

Por
 
Novo sistema funciona com tarifa mensal fixa. Valor da mensalidade gira em torno de R$140
 

Uma das principais promessas de campanha do atual prefeito Fernando Haddad, o Bilhete Único Mensal, entrará em vigor em novembro desse ano. O cadastro para ter direito ao novo bilhete inicia-se no dia 15 de abril e deve ser feito pela internet, em site ainda não divulgado. Posteriormente será possível cadastrar-se também em postos autorizados pela SPTrans.

O Bilhete Único Mensal permite ao usuário fazer quantas viagens quiser durante o mês, por um preço fixo. Não é permitido que outras pessoas, além do usuário cadastrado,faça o uso do cartão, sendo ele pessoal e possuindo foto de identificação do passageiro, diferentemente do cartão atual.

Custos do sistema

O custo mensal que o novo sistema terá ainda está sendo estudado.Durante a campanha eleitoral foi dito o valor de R$ 140, baseado na tarifa atual da passagem unitária. Em junho, porém,deverá ocorrer um reajuste dessa tarifa unitária, de valor ainda não anunciado; o que levará ao aumento do preço inicialmente sugerido. A emissão da primeira via do Bilhete Mensal será gratuita.

Nesse início de sistema, o novo Bilhete não possuirá integração com linhas do metrô ou da CPTM, como funciona no Bilhete atual. O prefeito Haddad confirmou que esta sendo feita uma negociação com o governo do Estado e com técnicos do setor para tentar validar essa integração, porém ainda não há nenhuma confirmação. Segundo o secretário de Transportes, Jilmar Tatto, o objetivo do novo sistema é trazer maior flexibilidade e facilidade de uso do transporte público, além da economia feita pelos usuários que dependem dele e o utilizam com frequência.

Apesar da declaração de Tatto, o novo sistema enfrenta obstáculos. O principal deles é o fato do atual sistema funcionar de modo competente e com milhares de usuários cadastrados. O atual bilhete continuará em vigor. O Bilhete Mensal só será proveitoso para aqueles que fazem mais de 46 viagens mensais, do contrário o bilhete vigente
ainda deve ser preferido.

Por Ana Luísa Abdalla

Tags: ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.