USP abre Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin
Inaugurada recentemente na Cidade Universitária, a nova Biblioteca oferece uma coleção de cerca de 60 mil volumes de livros, jornais, revistas e outros documentos históricos. Todo esse material estará, em breve, disponível para consulta online graças a um projeto de digitalização, que tem como missão o incentivo à pesquisa, à leitura e à cultura brasileira.
A coleção inclui obras de grandes autores brasileiros como Machado de Assis, Guimarães Rosa e Monteiro Lobato. Alguns títulos obrigatórios no vestibular da Fuvest e da Unicamp como Til, Memórias Póstumas de Brás Cubas, O Cortiço e Memórias de um Sargento de Milícias já estão disponíveis para download no site da Brasiliana.
Todo esse acervo, doado à USP em 2006, pertencia a um casal de apaixonados pelos livros: Guita e José Mindlin. A história dessas duas pessoas e o tema da leitura são retratados na exposição “Não Faço Nada Sem Alegria”, que acontece na própria biblioteca. O prédio da Brasiliana também conta com uma ampla sala de estudos e seu acesso
é livre qualquer pessoa após a realização de um cadastro.