Subprojetos na SR

Proposta relaciona saúde e cidadania

O Centro de Saúde-Escola Sa­muel Pessoa apresenta proje­tos sociais que englobam tanto a saúde quanto a educação. Beatriz Pereira, educadora do Centro, explicou quatro dos subprojetos contidos no Projeto São Remo, em vigor desde 2001. Cada um possui objetivos, parcerias e fo­cos de abordagem diferentes.

Um desses subprojetos é volta­do para os bebês e as gestantes. Em parceria com o Circo Escola, residentes de pediatria e agentes comunitários acompanham as di­ficuldades dessas mães e recém­-nascidos, colocando-se à dispo­sição. Outro chama-se Um cidadão não nasce grandão. É realizado em parceria com algumas EMEIs (Escola Municipal de Ensino In­fantil) e com o Projeto Girassol, e visa promover a conscientização das crianças a respeito de ques­tões relacionadas ao meio am­biente, saúde e cidadania.

Há também o subprojeto di­recionado aos adolescentes. Ele ocorre em parceria com escolas e se baseia na discussão sobre temas relacionados à saúde na adolescência. O projeto abrange questões como a importância do esporte, a violência nas escolas e a sexualidade na juventude. O ob­jetivo, segundo Beatriz, é dar voz aos alunos. Dedica-se também a um programa de alfabetização de adultos, com base na metodologia do famoso educador Paulo Freire.

A educadora reforça a impor­tância de cada um dos subproje­tos. Para ela, a maior dificulda­de são as parcerias. Não bastando trabalhar uma única dimensão, órgãos públicos e prestadores de serviços comunitários devem unir-se para tratar de temas rela­cionados à cidadania para alcan­çar algum resultado mais efetivo.

Por Bruna Larotonda