Empreendedorismo é opção para moradores

Por

São remanos realizam investimentos em comércios próprios como  alternativa econômica

pagina 6 - empreendedores 1

Mercearia de dona Lúcia

Moradores da São Remo apos­tam na abertura do próprio negó­cio como oportunidade de cresci­mento profissional e aumento da fonte de renda familiar. Os moti­vos para essa escolha incluem as demissões, a necessidade de com­plementação do orçamento e o so­nho de se tornar um trabalhador independente, livre dos chefes e da rotina nas empresas.

Eliane Araújo, 21 anos, é um desses exemplos. Nascida na co­munidade, ela e a mãe sempre so­nharam em montar um comércio. A oportunidade surgiu há cerca de três meses com a abertura de uma loja de artigos infantis. “De­pois do nascimento do meu filho percebi que era difícil encontrar roupas para crianças aqui na re­gião, então pensei que as outras pessoas deviam passar pela mes­ma dificuldade”, conta Eliane.

Já dona Lúcia, 55 anos, controla há 10 anos uma mercearia e orgu­lha-se dos seus principais clientes, crianças que se agitam a sua fren­te para comprar doces. Ela se diz muito orgulhosa por poder traba­lhar para si própria e conta que no inicio era desacreditada por to­dos. “Riam de mim dizendo que isso não ia dar certo, mas eu não desisti e hoje sou muito feliz”.

pagina 6 - empreendedores

Manuel Luís da Silva em seu estoque de arranjos artificiais

No caso de Manuel Luís da Sil­va, 40 anos, o inicio da carreira de comerciante aconteceu após sua demissão. Hoje, ele comanda um negócio de arranjos artificiais que tem no dia das mães o seu pico de encomendas, mas ain­da possui um segundo emprego como funcionário de uma em­presa. Ele também planeja inau­gurar um minisupermercado no meio desse ano.

A quitanda de dona Francis­ca existe há 17 anos, “Tudo o que eu tinha era uma caixinha de fru­tas”, ela comenta. No entanto, o comércio foi crescendo e conquis­tando clientes. Atualmente, seus maiores obstáculos são o aumen­to do preço dos alimentos e a con­corrência com supermercados grandes como o Roldão e o Extra.

Por Yasmin Riveli e Thiago Neves

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.