Vitorioso, Mariano trabalha na formação de atletas

Por

Após títulos como jogador, funcionário do HU dedica-se à escolinha de futebol na SR

Os jogos de futebol são comuns na São Remo. A cultura esportiva mostra-se presente principalmen­te com times locais que ganharam fama e expressão, como o Catum­bi FC, Vila Nova e Pão de Queijo. Nos bastidores, como treinador dos futuros jogadores da comu­nidade, está o professor José Ma­riano de Santana, mais conhecido como “Mariano”, administrador da escolinha de futebol local.

pagina 9 - mariano1

Após títulos como jogador, Mariano decidiu treinar crianças na SR

Nascido há 40 anos no Pernam­buco. Trabalhou durante muito tempo na roça, até que conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar uma passagem de ôni­bus para São Paulo, mudando-se para a casa de seu irmão.

A convivência na comunidade o levou para o mundo do espor­te. De início, jogou nas categorias de base do clube Grêmio Espor­tivo Mauaense na posição de za­gueiro. De acordo com o próprio Mariano, ele era reconhecido pelo seu estilo forte: “Eu não dava fôle­go para os adversários”, resumiu.

Fez história nos times da comu­nidade. Os número comprovam: são oito títulos no total, sendo cin­co vezes campeão pelo Vila Nova, um pelo Pão de Queijo, um pelo extinto time Cruz Vermelha e ou­tro pelo time São Remo.

A escolinha de futebol surgiu a partir da vontade de oferecer uma atividade educativa e diver­tida que ajudasse a tirar as crian­ças das ruas. “A ideia foi do meu filho, que também é jogador de fu­tebol”, relembra Mariano.

Suas melhores lembranças, en­tretanto, estão no campinho de terra do bairro. Define-se como um apaixonado pelo Jardim São Remo, assim como pela escolinha que administra, que já conta com mais de 80 crianças, além daspar­cerias firmadas com instituições como o Hospital Universitário da USP, um projeto bem-sucedio que é mais uma das façanhas na vida de José Mariano de Santana.

Por Gabriel Lellis

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.