Vitorioso, Mariano trabalha na formação de atletas
Após títulos como jogador, funcionário do HU dedica-se à escolinha de futebol na SR
Os jogos de futebol são comuns na São Remo. A cultura esportiva mostra-se presente principalmente com times locais que ganharam fama e expressão, como o Catumbi FC, Vila Nova e Pão de Queijo. Nos bastidores, como treinador dos futuros jogadores da comunidade, está o professor José Mariano de Santana, mais conhecido como “Mariano”, administrador da escolinha de futebol local.
Nascido há 40 anos no Pernambuco. Trabalhou durante muito tempo na roça, até que conseguiu juntar dinheiro suficiente para comprar uma passagem de ônibus para São Paulo, mudando-se para a casa de seu irmão.
A convivência na comunidade o levou para o mundo do esporte. De início, jogou nas categorias de base do clube Grêmio Esportivo Mauaense na posição de zagueiro. De acordo com o próprio Mariano, ele era reconhecido pelo seu estilo forte: “Eu não dava fôlego para os adversários”, resumiu.
Fez história nos times da comunidade. Os número comprovam: são oito títulos no total, sendo cinco vezes campeão pelo Vila Nova, um pelo Pão de Queijo, um pelo extinto time Cruz Vermelha e outro pelo time São Remo.
A escolinha de futebol surgiu a partir da vontade de oferecer uma atividade educativa e divertida que ajudasse a tirar as crianças das ruas. “A ideia foi do meu filho, que também é jogador de futebol”, relembra Mariano.
Suas melhores lembranças, entretanto, estão no campinho de terra do bairro. Define-se como um apaixonado pelo Jardim São Remo, assim como pela escolinha que administra, que já conta com mais de 80 crianças, além dasparcerias firmadas com instituições como o Hospital Universitário da USP, um projeto bem-sucedio que é mais uma das façanhas na vida de José Mariano de Santana.
Por Gabriel Lellis