Preços afastam torcedores dos estádios

Por

Altos valores cobrados esvaziam as arquibancadas e fazem público procurar alternativas

O aumento do preço dos ingressos ao longo dos anos é um dos principais fatores que mantêm o torcedor longe dos estádios, atrás apenas da violência. De acordo com estudo divulgado pela Pluri Consultoria, os ingressos mais baratos para uma partida de futebol no Brasil aumentaram 300% em dez anos. Apesar dos valores altos que são cobrados por partida, o público não desfruta de uma infraestrutura que faça jus ao preço.

Reivindicações e alternativas

Em janeiro, antes do início do Campeonato Paulista, a torcida corintiana protestou em frente à sede da Federação Paulista de Futebol contra o preço estipulado para os jogos do time. Em resposta, a diretoria resolveu aumentar o desconto dos participantes do programa de sócios do clube.

Os são remanos George Santana e Nilton ressaltaram que antigamente os moradores da comunidade iam mais aos estádios, mas hoje em dia não é sempre que dá. Ambos chegaram a pagar R$50 no ingresso mais barato para ver uma partida do Campeonato Paulista. “É um absurdo para um trabalhador simples quetem tantas outras contas para pagar”, lamenta George Santana.

Diante disso, os torcedores buscam cada vez mais alternativas para continuar acompanhando o time do coração sem fazer o bolso doer. Além dos programas de sócio torcedor, existe o bom e velho barzinho nas tardes de futebol.

Aos domingos, os bares por todas as cidades costumam ficar lotados, com muita gente querendo ver os jogos. Segundo Raimundo, dono de um bar da São Remo, pouquíssimos bares ficam vazios em dias de jogo na comunidade, já que o futebol é a principal forma de lazer para quem mora lá.

Reduções já estão a caminho

Apesar do quadro negativo, a população pode começar a ver a situação se revertendo. A aprovação da lei que determina 40% de cotas para meias-entradas em eventos culturais, esportivos e artísticos deve reduzir o preço dos ingressos entre 20% e 35%. As fraudes que ocorrem na compra de meias-entradas são apontadas como motivadoras dos preços altos. Agora, com maior fiscalização, espera-se uma série de benefícios tanto para quem compra a meia-entrada quanto para os pagantes de inteiras.

pagina 11 - esportes

Problema afeta outros países

O problema dos preços, entretanto, não é exclusividade das terras brasileiras. Na Inglaterra, por exemplo, alguns torcedores do Manchester City protestaram contra o alto valor cobrado na partida contra o Arsenal, no dia 13 de janeiro de 2013 pelo Campeonato Inglês. Ao final do jogo, os jogadores agradeceram a presença da torcida, tendo noção da dificuldade que algumas pessoas tiveram para estarem lá.

Por Carolina Shimoda

Tags: , , ,

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.