Diversão e arte a todos

Por ser um direito, o acesso à cultura precisa de mais apoio

Quase um mês após a Virada Cultural de São Paulo, reflete-se sobre a facilidade de acesso à cultura e ao lazer na cidade, bem como no Jardim São Remo. Esse é um grande 07 - charge_arte - NITIDEZevento que proporciona a todos a oportunidade de entretenimento gratuito e de qualidade. No entanto, a Virada acontece apenas uma vez ao ano e concentra-se em poucas regiões da capital.
O acesso à cultura é um valor assegurado pela Declaração Universal de Direitos Humanos e pela Constituição brasileira. A produção da Virada Cultural é relativamente barata e, segundo dados da Secretaria de Cultura, traz uma série de benefícios à população, embora seja um evento isolado. O que o governo faz para garantir esse direito às pessoas durante o restante do ano?
Apesar da existência de programas como o VAI, Gil Marçal, gestor de projetos culturais, admite que “ainda assim, é muito importante a Secretaria expandir os investimentos para todas as regiões da cidade”.
Cinema e parques são as principais escolhas de lazer do jovem são remano. Porém, o cinema mais próximo à comunidade está a aproximadamente 4 km de distância. E a entrada à cidade universitária da USP, um grande parte por si só, é dificultada cada vez mais para quem não é aluno ou funcionário.
Entre as principais reclamações dos moradores da comunidade, encontra-se a precariedade do transporte público. A passagem acaba de ficar mais cara e, nos finais de semana, nota-se a escassez da frota de ônibus. Outra queixa dos jovens é o preço abusivo dos ingressos de programas culturais. No caso do cinema, as entradas custam, em média, entre 10 e 20 reais.
Além disso, a má divulgação dos eventos gera, entre a população, a falta de conhecimento sobre o cenário cultural, o que faz com que, muitas vezes, as oportunidades de entretenimento sejam perdidas.
Com essas perspectivas, é necessário questionar até que ponto os direitos à cultura são respeitados e o que se pode fazer para melhorar o acesso à cena cultural.

Por Sara Baptista