Novelas vão além do entretenimento

Acima de outros programas televisivos, as novelas despertam importantes questões sociais

Há várias décadas as novelas de televisão fazem parte do cotidiano de inúmeras casas e famílias. No entanto, as tramas televisivas, diferentemente de outros programas, estimulam que seus espectadores falem sobre os temas abordados em seus capítulos.
As maldades dos vilões, as histórias de amor, os ambientes retratados e outras questões são presentes em padarias, salões de beleza e restaurantes, por exemplo. O NJSR perguntou para moradores do Jardim São Remo o que eles pensam sobre o que é produzido atualmente nas televisões brasileiras.
Dentre os muitos assuntos referentes as novelas, as ambientações dos enredos foi um tema perguntado a alguns moradores, e as opiniões foram diversas. Maria do Carmo diz que as novelas são repetitivas: “Na maioria das vezes as novelas só falam de bairros ricos, das histórias das pessoas que vivem lá. E quando as comunidades carentes aparecem estão sempre em segundo plano, e nunca se fala dos muitos problemas daqui”. Júlia Costa, no entanto, não se importa com o que relata Maria do Carmo: “Os problemas da favela não tem de ser falados na novela, a história tem que ser boa, intrigante, que prenda nossa atenção”.
Os vilões também despertam muitos comentários, sobretudo a relação do ator com personagem, é o que relata José Carlos Santos: “Tem uns vilões que, de tão bem interpretados, chego a ficar com raiva do ator! A moça que fez a Nazaré (Renata Sorrah), em Senhora do Destino, deve ser detestada por um monte de gente até hoje (risos)”.
As novelas tem como principal objetivo o divertimento de quem as assiste, mas é notável que há muito além disso. Essas despertam discussões sociais e culturais importantes, e são uma grande manifestação sobre inúmeras realidades brasileiras. É evidente que as novelas sempre serão comentadas além de seus horários de transmissão.

Por Thiago Neves