Posto da região dificulta atendimento infantil

Pais ainda desconhecem abrangência dos serviços de saúde disponíveis para os pequenos

Antônio com  sua filha, Ágata

Antônio com sua filha, Ágata

Moradores da São Remo têm apontado dificuldades de acesso a serviços de saúde para as crianças nas unidades básicas de saúde da região. Além disso, são remanos reclamam da burocracia no processo de marcação de consultas, demora para agendar atendimento ou retorno para os filhos e revelam estresse e cansaço decorrentes de longas esperas.
Para os moradores, uma das principais opções quando necessitam levar os filhos ao pediatra para consultas periódicas é o Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSESBP), conhecido como “Posto Butantã”, localizado na Vital Brasil.
Muitos são remanos que fazem uso dos serviços do CSESBP elogiam o atendimento médico prestado aos seus filhos. Esta é a opinião de Antônio Luiz Jesus Silva, pai de Ágata, 3: “Não tenho que reclamar dos médicos do ‘postinho’. Sempre que vamos lá somos bem atendidos. Não vou no HU porque lá demora pra conseguir passar e nunca dá pra marcar. ”
No entanto, a maioria dos ouvidos pelo NJSR reclamou de dificuldades para conseguir marcar consultas simples e mostrou pouco conhecimento acerca dos tipos de atendimento ou programas de saúde realizados pelo CSESBP.
Alguns pais esperam meses por uma data disponível para passar com o pediatra, mesmo quando seus filhos precisam de retorno. Assim, acabam dependendo de possíveis “encaixes”, que minimizem o tempo de espera. Márcia Meira, mãe de Ana Beatriz, de 3 anos, conta que levou a filha ao CSESBP há um mês, mas só conseguiu marcar retorno para ela daqui a seis meses. “É difícil marcar consulta lá no postinho. A Bia precisa voltar, mas só vai daqui a seis meses. Eu espero conseguir um ‘encaixe’ antes, porque é muito demorado assim.” Uma outra moradora, que não quis se identificar, confirma as dificuldades para marcar consultas. Segundo ela, “para conseguir a gente precisa tentar um ‘encaixe’ e ficar lá o dia inteiro com a criança esperando. É muito difícil e cansativo. O atendimento é bom, mas só quando a gente insiste muito.”
O CSESBP possui o “Projeto São Remo”, que contempla a comunidade com assistência mais direcionada a uma população de risco, abrangendo todas as especialidades da Atenção Primária.
Para diminuir as problemáticas destacadas pela população, o CSESBP criou o projeto “Porta Rápida”, com objetivo de diminuir o tempo de espera para o atendimento a demandas administrativas e, consequentemente, minimizar o estresse vinculado à espera pelos usuários.
O cidadão tem o direito de pedir informações básicas para que receba um atendimento de qualidade, num prazo adequado às suas necessidades. Para mais informações, o telefone do CSESBP é 3061-8578. O e-mail para contato é csesbp@usp.br e o site é http://www.fm.usp.br/cseb/.

Quéfren de Moura