1º/12: Dia Mundial de Luta Contra a AIDS

Por

Prevenção, diagnóstico precoce e combate ao preconceito são os temas centrais nesta luta

 

AIDS, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, é uma doença infectocontagiosa causada pelo vírus do HIV (vírus da imunodeficiência humana), que leva à perda progressiva da imunidade corporal (defesa do organismo contra doenças).

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter a AIDS. O HIV é o vírus.  Já a AIDS é a manifestação da infecção pelo vírus, caracterizada pela diminuição da imunidade do indivíduo. Assim, a pessoa com AIDS fica com a resistência comprometida e se torna suscetível a inúmeras doenças.

Por que é perigoso?
Devido à brusca queda na imunidade, várias outras “doenças oportunistas” têm mais chance de aparecer e gerar uma série de sintomas. Pode ser desde uma gripe, passando por tuberculose pulmonar até infecções mais graves como neurotoxoplasmose e câncer. No estágio mais avançado da AIDS, o quadro pode se agravar e essas doenças podem ser fatais.

Tratamento
O tratamento, chamado de antirretroviral, consiste no uso de medicamentos para combater a infecção decorrente do HIV. Os medicamentos não matam o vírus, mas atuam em diversas etapas do seu ciclo de vida, evitando a multiplicação do vírus. Isso permite restaurar, em certa medida, a imunidade da pessoa que vive com o HIV, aumentando sua qualidade e expectativa de vida.

Medicação gratuita

O Brasil está entre os países mais avançados na luta contra a AIDS no mundo, e oferecerá, a partir deste ano, tratamento gratuito a todos os portadores do vírus HIV, independentemente do estágio da doença. Mais de 100 mil pessoas deverão ser beneficiadas com a expansão da oferta de tratamento. Atualmente, 313 mil recebem remédios.

AIDS em números

No mundo, o número de novos casos de contágio pelo vírus caiu 33% entre 2001 e 2012. Apesar disso, no Oriente Médio e na África essa estatística dobrou, algo que também se vê em países da Europa Oriental e na Ásia Central. No Brasil, segundo o Ministério de Saúde, entre 490 e 530 mil pessoas estão infectadas pelo vírus HIV. Destas, por volta de 135 mil não sabem ou não fizeram o teste. Além disso, é registrada uma média de 36 mil novos casos por ano.

#tireopesodadúvida

Na semana dos dias 25 de novembro a 1º de dezembro acontece a campanha “Fique Sabendo – #tireopesodaduvida”, que consiste na realização de testes para AIDS e sífilis em postos de saúde de todo país. Os testes são rápidos e as pessoas podem se dirigir a uma unidade de saúde e ter o resultado em 15 minutos. Além disso, recebem  orientação e podem retirar kits e materiais para a prevenção das DSTs. As unidades de saúde abrirão também sábado e domingo (30/11 e 1º/12), das 9h às 12h e das 13h às 16h.

Quéfren de Moura

 

Há 30 anos lutamos contra um vilão, que já matou mais de 30 milhões de pessoas no mundo: o vírus HIV. Esse dado é preocupante e desperta em nós a importância da conscientização para este tema. Por isso, para o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a AIDS, o NJSR preparou um especial, que reforça a necessidade de informação na luta contra a doença. 

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.