Casos de dengue aumentam em todo o país
Comunidade consegue afastar os focos da doença seguindo as medidas de prevenção
Ana Clavería
O verão acabou, mas isso não significa que a dengue parou de atacar. A doença matou este ano 64 pessoas, recorde no estado de São Paulo. Os dados mostram aumento de casos na região da São Remo.
No entanto, a maioria dos moradores nunca ouviu falar de casos de dengue no bairro.
A comunidade segue orientações de prevenção, que conseguem mais pela TV do que por orientação da própria Prefeitura. Dona Cícera da Silva diz “a gente escuta pela TV e segue as recomendações direitinho”.
Uma equipe de funcionários da Prefeitura esteve na São Remo na última terça-feira realizando um “bloqueio de caso de dengue”. Esse tipo de ação ocorre quando há suspeita de dengue na região. A orientação é dada às casas que ficam num raio de 400 metros de proximidade com a residência da pessoa afetada.
Alexsandra, responsável por uma das equipes de orientação da Prefeitura, afirmou que “os números de casos estão aumentando principalmente por causa da chuva”.
Segundo os moradores, a comunidade mantém todas as medidas contra a dengue o ano inteiro e não só no verão, quando o número de casos é geralmente maior. Dona Rosa, por exemplo, se previne deixando as plantas sem vasinho e limpando a caixa d’água duas vezes por ano.
Apesar dos poucos casos na São Remo, é importante permanecer com as medidas de prevenção porque o risco de contrair a doença não passou com o verão.