Projetos trazem cinema à comunidade

Ideias do Alavanca e do Brazucah tentam tornar filmes mais acessíveis aos são remanos

André Cavalieri

O cinema invadiu a São Remo: dois projetos, Cineclube e CineB – implementados pelo Alavanca e pela Brazucah Produções, respectivamente – vêm procurando promover o contato da comunidade com filmes de qualidade e enaltecer a importância da sétima arte na vida das pessoas.

O Cineclube

Toda segunda-feira, crianças de nove a onze anos alunas do Alavanca participam das sessões do chamado Projeto Cineclube. Utilizando uma sala da própria ONG para as exibições, os alunos assistem a filmes escolhidos por educadores e discutem temas ligados ao que foi visto. O responsável pelo projeto, Bruno Souza, disse que são exibidas películas recentes com temática infantil que trazem temas pertinentes à vida dos estudantes, gerando diálogos a respeito do convívio social, da educação, entre outras. Assim, procura-se complementar os estudos das crianças e divulgar o cinema no bairro. No Cineclube há um ano, Gil Max Santos afirma que “as crianças ficam muito animadas com as sessões.”

O CineB

Realizado pela Brazucah Produções em parceria com o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, o CineB trouxe, ontem, à comunidade, o longa “Os 12 Trabalhos”. A sessão aconteceu no Circo-Escola e teve toda a estrutura fornecida pelo projeto. Segundo Cidálio Vieira, coordenador do projeto, apenas as produções nacionais representam nossa cultura.

A VIRADA NA SR

– CEU Butantã, Avenida Engenheiro Heitor Antonio Eira Garcia, 1700

– Sábado dia 15, às 18h: Paulo Padilha e Grupo OCA
Às 21 h: Xangai