Venezuela enfrenta período turbulento

Por

Em meio à crise, presidente Nicolás Maduro sofre com protestos e possível golpe da oposição

A Venezuela vive a maior crise dos seus últimos tempos. Alguns acham que ela apenas começou após a morte de Hugo Chávez em março de 2013. Um ano depois, uma análise mais precisa pode ser feita e mitos foram desvendados.

A onda atual de manifestações se iniciou em fevereiro, quando estudantes se rebelaram contra a insegurança em alguns estados do país. O movimento ganhou força e vários grupos insatisfeitos aderiram às manifestações, lutando também por outras causas.

Dificuldades venezuelanas

Entre os problemas na Venezuela, destaca-se a violência, com o país apresentando a maior taxa de homicídios de toda a América do Sul, segundo a ONU. Os grandes apagões ainda ocorrem com frequência, principalmente devido à falta de planejamento do governo. Também ocorrem problemas de abastecimento nos supermercados, com a falta de produtos básicos, como leite, açúcar, papel higiênico e medicamentos.

Os confrontos já deixaram mais de 30 mortos no país nos últimos dois meses. Uma delas, a morte de uma ex-miss, em fevereiro, ganhou grande destaque na mídia mundial e comoveu grande parte da população venezuelana.

A oposição, que comanda os protestos, está dividida. A parte moderada, liderada por Henrique Capriles (ex-candidato à presidência da Venezuela), opta por uma mudança mais lenta e segura. Já a parte da oposição radical, liderada por Leopoldo López, quer derrubar a todo custo o presidente Nicolás Maduro, utilizando-se de combates diretos com as tropas do governo.

Na contramão dos protestos, existe um movimento em favor do regime de Maduro. O governante se utiliza do carisma de Hugo Chávez, antigo líder do país, para se manter no poder, principalmente com o apoio da população mais carente. Porém, o agravamento dos problemas e as manifestações não estão ajudando.

Como o mundo vê a crise

O Brasil está deixando bem clara  a neutralidade, não adota nenhuma posição em relação aos conflitos. Os Estados Unidos criticam a violência, considerando-a inaceitável.
Já a ONU pede que os casos de agressão a manifestantes sejam investigados e que qualquer pessoa que possa ter sido presa injustamente seja libertada.

História Recente

Em 1998, a Venezuela passou por um processo de completas mudanças políticas. Através de uma eleição, Hugo Chávez chegou ao poder, após anos de governos liderados por grandes empresários. Logo quando iniciou seu mandato, ele convocou uma Assembléia Constituinte que elaborou uma nova Carta, que está em vigor desde 1999.

Ideais de Chávez

Os ideais desta revolução são baseados em maior igualdade de direitos a todos os cidadãos. O sistema venezuelano se declara socialista porém, ao contrário dos regimes comunistas pelo mundo, não ocorreram mudanças muito bruscas, sendo permitidas ainda práticas capitalistas.

Apoio Popular

Com o “Socialismo do Século XXI”, Chávez melhorou seu país a partir de vários programas sociais durante seus quinze anos de governo. Como as melhorias atingiram principalmente a população mais carente, Chávez conquistou o apoio do povo, o que permitiu suas duas reeleições.

Gabriel Marques

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.