Voluntário do Alavanca vai à Alemanha

Com o fim dos preparativos, Bruno aguarda ansiosamente para estudar e trabalhar no país

Bruno Federowski

Bruno de Souza Santos, mo­rador da São Remo, deve viajar para a Alemanha num programa de intercâmbio promovido pela Waldorf, uma escola para indiví­duos com necessidades especiais, em convênio com o Projeto Ala­vanca. A viagem deve ocorrer em agosto ou setembro.

O programa já havia trazido ale­mães para o Brasil, porém Bruno é o primeiro brasileiro a fazer o cami­nho contrário. Lá, ele estudará ale­mão e será encaixado em uma das seguintes opções: ou ele prestará serviços à família que o acolher; ou dará aulas na própria escola; ou par­ticipará de oficinas. O tipo de traba­lho realizado só será decidido quando ele che­gar ao local.

Na quarta-fei­ra, 2 de junho, ele foi ao consu­lado alemão para definir os últimos detalhes de seu intercâmbio. A es­cola deve retornar as informações que lhe foram enviadas em aproxi­madamente quinze dias.

A ideia já é antiga: desde novem­bro de 2009, Bruno vem planejando essa viagem. Nesse processo, con­tou com a ajuda de Daniela Mat­tern, do Alavanca. “Ela me ajudou muito, mas a vontade foi minha”, diz ele, que espera para viver a ex­periência no país germânico.