São elas que mandam no negócio

Por

Mulheres são remanas conseguem seu lugar no mercado de trabalho com muita criatividade

Isadora Bertolini Labrada

Pelas ruas da São Remo, é fácil notar a quantidade de quitandas, mercados e cabeleireiros. Mais fá­cil ainda é ver a presença em peso de mulheres por trás dos balcões, atendendo clientes e mostrando-se solícitas. Todas conseguiram achar uma alternativa ousada para uma dificuldade financeira, ou seja, fo­ram empreendedoras.

Empreendedorismo é quando alguém toma uma iniciativa arriscada e criativa para gerar ri­quezas. Pode ser abrindo um comércio ou inovando uma técnica já existente de trabalho. Na São Remo, podemos encon­trar exemplos de mulheres que, passando por um aperto financei­ro, foram empreendedoras.

São remanas nos negócios

É o caso de Francisca Graciana Santiago, 46 anos, que conseguiu contornar o desemprego dela e do marido, a princípio, com a venda de algumas frutas em caixotes, para de­pois alugar um espaço no qual mon­tou uma loja com mais variedade e outros produtos alimentícios.

Outro exemplo é Elza Alves da Silva, 58 anos, empreendedora desde muito nova. Apren­deu a costurar aos 8 anos e, desde então, trabalha com ajustes de roupas, além de fazer grande parte do seu guarda-roupa. Elza traba­lhou 12 anos em uma fábrica de costura, mas hoje tem sua pró­pria loja de ajustes em roupas e se orgulha de sua jornada. “Cos­turar sempre deu certo pra mim, então continuei.”, afirma.

Uma saída para o desemprego

Uma atitude empreendedora é essencial diante de um mercado de trabalho tão saturado. Maria Auxi­liadora Gomes da Rocha, 50 anos, conta sua dificuldade de achar em­prego com sua idade: “Eles sempre preferem os jovens, não valorizam quem tem experiência. Tem tanta concorrência que até pra serviço de limpeza eles estão pedindo 2º grau de escolaridade”. Diante dessa situ­ação, ela passou a vender cosméti­cos, e mais tarde abriu uma loja de variedades. “Pensei: vou começar a me movimentar de outro modo. A gente inventa e vive na tentativa de acertar. E está dando certo”.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.