Entenda melhor o que é a depressão pós-parto

Por

A médica Maria Thereza da Costa orienta como ter uma gravidez saudável e evitar a doença

Isadora Bertolini Labrada

A gravidez é um período mar­cante na vida das mulheres. Ele pode ser maravilhoso, cheio de novidades e expectativas. Mas também pode ser difícil para quem não recebe a ajuda neces­sária dos familiares, do futuro pai ou de si mesma. É essencial se in­formar sobre o assunto. A médica Maria Thereza da Costa, formada na Universidade de Louvain, na Bélgica, traz para as mamães são remanas algumas informações so­bre o período da gestação.

NJSR: Quais cuidados uma gestante deve ter?

Maria Thereza: O prin­cipal é passar o período de gravidez em um ambiente saudável, sem grandes con­flitos emocionais. Como nem sempre isso é pos­sível, pode-se contar com a ajuda de psi­cólogos que acom­panhem a gestante. É normal que, du­rante esse período, a mãe fique mais sensível.

NJSR: O que é de­pressão pós parto?

MT: É uma mani­festação psicopato­lógica: a mulher, ao ter o filho, sen­te como se tivesse perdido uma par­te do seu cor­po. Ela não con­segue ver o bebê como um ser com­pleto, que terá uma vida inde­pendente dela.

NJSR: Quais são os sintomas da depressão pós parto?

MT: Tristeza, desânimo e falta de vontade de cuidar do bebê.

NJSR: O que pode causar a depressão pós parto?

MT: O estado sensível no período da gravidez ou no início da vida do bebê pode ser agravado por trau­mas emocionais, tanto de infância quanto da maneira com que a gra­videz ocorreu (casos de gestação acidental, por exemplo). Nesses ca­sos, recomenda-se que a mãe busque ajuda profissional.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.