Metrô Butantã inaugura após atrasos

Horário de funcionamento reduzido, das 8h às 15h; ônibus liga Metrô ao campus da USP

Victor Augusto de Souza
A nova estação da linha amarela foi inaugurada no dia 28 de março, após meses de atraso, na Avenida Vital Brasil. Também foi inaugura­do, no dia 29, um terminal de ôni­bus junto à estação, com uma das linhas fazendo o trajeto da esta­ção à Cidade Universitária, a linha 8012/10 Metrô Butantã-Cidade Universitária. O horário de funcio­namento dessa estação e desse ôni­bus, no entanto, é reduzido, das 8h às 15h, de segundas às sextas-fei­ras, incluindo feriados.

O início das operações da nova estação era previsto para novembro de 2010, mas acabou sendo adiado para este ano. Já quanto ao horário reduzido de funcionamento, a previsão é de que até junho a Estação Butan­tã e as demais estações da Linha Amarela (Faria Lima e Paulis­ta) passem a atender no horário normal, das 4h40 à meia-noite, exceto aos fins de semana. A en­trega da Estação Pinheiros, tam­bém na linha amarela, está pre­vista para o mês de maio.

Apesar dos problemas, a ava­liação sobre o novo metrô foi, no geral, positiva entre os são-re­manos. “Eu acho que vai fazer bem [para a comunidade]. O me­trô vai mais rápido.” afirma Val­denora Maria de Lima, morado­ra. Bruna Caroline, por sua vez, usava três ônibus para se des­locar para a Zona Sul e acredita que o metrô vai facilitar esse pro­cesso. Mas reclama do preço dos transportes: “Três reais tá mui­to caro”, diz, a respeito da passa­gem do ônibus.

O preço da tarifa do metrô so­freu aumento em fevereiro e a do ônibus, em janeiro. Uma viagem de metrô passou a custar R$2,90 e a de ônibus, R$3,00. Uma série de manifestações contra os au­mentos tem acontecido na região do centro da cidade, com partici­pação de estudantes e membros do movimento Passe Livre, que reivindica um transporte públi­co de maior qualidade.