Transporte desagrada moradores

Demora e lotação são os principais problemas para são remanos

Sophia Neitzert

É um fato que o transporte público em São Paulo não é bom. Diariamente, os moradores da São Remo sofrem as consequências deste descaso na hora de ir ao trabalho.

O grande problema dos são remanos, assim como de muitos outros paulistanos, são os ônibus da cidade. Os defeitos principais apontados são o trânsito e o fato dos veículos demorarem para passar e estarem constantemente lotados. O morador André Costa de Jesus lembra que essa situação se agrava ainda mais quando chove, como aconteceu no início deste ano. Por isso ele diz que, quando pode, prefere ir a pé.

A moradora Kátia Lílian cita também o preço da passagem, que atualmente é de R$ 3,00 (veja quadro). “Não é nada barato”, diz. Porém, para ela, a abertura de estações da Linha 4 – Amarela, tem ajudado a aliviar o problema e evitar os ônibus cheios. Esse é exatamenteo plano do Governo Estadual,que com o projeto Expansão SP, busca diminuir a deficiência do transporte público na cidade.

Há um outro problema para os são remanos. Muitos deles utilizam os circulares da USP, seja porque trabalham na universidade ou para locomoverem-se para outros portões. Esse serviço, embora tão importante para estudantes e moradores, não agrada seus usuários, que chegam a classificá-lo como sendo “horrível”. O principal problema apontado são as longas esperas, já que os circulares tendem a demorar muito para passar.

Outra complicação na vida dos são remanos são os poucos ônibus que passam pela universidade nos fins de semana. Isso faz os moradores recorrerem a pontos mais distantes ou tomarem rotas alternativas que podem demorar mais.

Mais caro do país

O transporte público emSão Paulo é ineficiente ecaro. Esta situação pioroucom o aumento da passagemde ônibus de R$ 2,70para R$ 3,00 este ano.

Atualmente a tarifa paulistanaé a mais cara dopaís. Desde 2006, o preçofoi alterado três vezes, resultandonum aumento totalde 50%. Essa realidadedificulta a realização de atividadesessenciais, como irà escola.

Em resposta a essa situação,foram articulados vários Atos contra o aumento da passagem, que levaram um grande número de pessoas às ruas.