Morte na USP põe SR na mira da mídia

Visando matérias sobre o caso, imprensa recorre à comunidade para buscar informações

Carolina Moniz
Sophia Neitzert

A repercussão do assassinato ocorrido na USP, na noite de 18 de maio, fez com que a São Remo estivesse no foco da mídia.

Felipe Ramos de Paiva, estudante de Ciências Atuariais, foi morto no Campus com tiro na cabeça por volta das 22h. Dois homens teriam seguido o aluno até o estacionamento, onde teriam entrado em luta corporal que levaria ao crime. Tudo leva a crer que  foi uma tentativa de assalto.

O Conselho Gestor do Campus se reuniu para definir novas diretrizes de segurança para a universidade. A principal medida aprovada foi a autorização da presença da PM.

No entanto, ainda existe a possibilidade de fechamento de portões e maior controle nas entradas, afetando diretamente a São Remo. Mesmo não discutida de fato, essa possibilidade tem sido muito explorada pela mídia.

Na cobertura do caso, destacou-se a existência do portão de acesso à comunidade e principalmente o não cumprimento dos horários de fechamento deste. A presença dos repórteres da grande mídia foi intensa nos dias seguintes ao ocorrido.

Essa “invasão” é sentida pelos moradores. O retrato da São Remo feito pela grande mídia não corresponde à realidade. “A imagem da comunidade está chegando péssima, de forma agressiva. Como se nós fossemos os vilões e a USP fosse a “boa samaritana”, declarou Givanildo Oliveira dos Santos, vice-presidente da Associação de Moradores.

Segundo policiais, os assassinos teriam fugido por um buraco no muro que separa a São Remo da USP. Alguns moradores da comunidade se preocuparam em fechar esse buraco. Com isso, pretendem mostrar que não são coniventes com tal situação.

Os acontecimentos recentes provocaram a volta da discussão sobre o possível fechamento do portão da São Remo. Em reunião com moradores, feita na segunda-feira antes do ocorrido, a Coordenadoria do campus apresentou e discutiu propostas referentes ao portão que estão sendo analisadas sem previsão para serem executadas.