Problema no “Lixo do Roldão” continua

Por
Junho de 2011

Espaço importante para a SR é usado por terceiros e prejudicado por coletas irregulares

Érika Yukari

Mais uma vez a questão dos resíduos na comunidade se mostra como um problema a ser resolvido. O local conhecido como “Lixo do Roldão” há muito tempo tornou-se um depósito de entulhos e lixo em geral da São Remo.

Entretanto, moradores afirmaram que parte dos resíduos acumulados nessa área é jogada por caminhões que vêm de fora da  comunidade. Assim, estas empresas recolhedoras de lixo urbano têm, de certa forma, se aproveitado do local para não pagar um aterro próprio.

No dia 6 de junho, em torno das 22h, os próprios moradores tiveram que deter um caminhão de fora da comunidade que tentava, mais uma vez, depositar lixo na esquina, localizada entre a Av. São Remo e a R. Baltazar Rabelo.

A Associação de Moradores solicitou à subprefeitura a construção de um espaço no local para destinar, exclusivamente, o lixo da comunidade. O pedido, porém, foi negado. Em visita à comunidade, o subprefeito Daniel Barbosa Rodrigueiro julgou tal medida como sendo desnecessária.

O morador Salvador Soares, que vende cachorro-quente em frente ao local, declarou que nem mesmo a retirada de lixo tem sido regular. Ele relata que, no dia 30 de maio, cobrou pessoalmente a limpeza: “Fui obrigado a ligar para a prefeitura. Não tiravam fazia mais ou menos um mês.”

A moradora Maria Agda Palhinha se sustenta, dentre outras atividades, da reciclagem do papelão. Quando questionada a respeito da situação do “Lixo do Roldão”, afirma que “a subprefeitura não pode ficar de braços cruzados” e acrescenta: “quando o lixo vier para a rua não vai passar mais carro nem ninguém.”

Maria assegura que o espaço utilizado como depósito pela comunidade tem grande importância, e que portanto deve ser levado a sério. ”Os moradores têm que jogar lixo aqui. Vão jogar onde? A gente mora aqui.”

 Mesmo não sendo o local ideal para a função de depósito, a organização depende dos próprios são remanos. Um morador disse que o maior problema é o entulho jogado na calçada, que compromete a passagem dos pedestres e a imagem da São Remo.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.