São Remo está em clima junino

Junho de 2011
Luísa Granato

As celebrações da tradicional festa junina ocorrem por toda a cidade de São Paulo. E assim também acontece na São Remo, que sediará diversas festas juninas para seus moradores nesse mês e também em julho.

A festa de origem pagã comemorava a boa colheita nos países europeus. Trazida para o Brasil na colonização portuguesa, a festa joanina, nome original que prestava homenagem a São João, adaptou-se para junina, foi introduzida a quadrilha de origem francesa e a música de ritmo brasileiro. Assim, a festa assumiu um jeito mais nacional, com fogueira, danças, música e comidas que se tornaram típicas.

Festas na comunidade

No Jardim São Remo, as comemorações se dividirão em três eventos principais.

O Circo-Escola, no dia 2 de julho, às 13 horas, organizará quadrilhas com seus alunos e trará barracas com comidas típicas e brincadeiras. A Igreja Católica, da Rua Pires Brandão, também armará uma barraca logo na frente do estabelecimento para a venda de comidas e bebidas tradicionais.

A Associação de Moradores realizará por vários fins de semana festas na quadra, com aproximadamente 10 barracas com jogos e alimentação. O dinheiro arrecadado será revertido para a atualização dos documentos da associação, necessários para que seja possível que a entidade solicite benefícios ao governo, como auxílio ao idoso e fome zero.

Um exemplo bem sucedido na arrecadação de fundos foi a festa junina do Projeto Alavanca. O lucro da comemoração foi revertido para enviar alguns alunos em uma viagem de intercâmbio cultural para a Alemanha.

Onde ir

Circo Escola: