A realização através dos sinais

Setembro de 2011
Por Paloma Rodrigues

Registrando o cotidiano da São Remo, nossa equipe se surpreendeu com um jovem. Ao pedirmos para fotografá-lo, ele respondeu com dois gestos: apontou para a orelha e fez um sinal negativo com as mãos.

Rogério Bahia de Andrade tem 21 anos e desde os dois, quando contraiu meningite, perdeu a capacidade de ouvir. A infância foi o período mais difícil. Dona Maria Reoniza diz que sofria para entender o que o filho queria, como beber água ou comer.

Ele frequentou várias escolas específicas. Assim, conseguiu se desenvolver, aprendeu a língua dos sinais, a ler e escrever e, principalmente, fez amizades que compartilhavam de suas dificuldades.

Rogério é muito aplicado aos estudos: chega da escola, faz os deveres e revisa toda a matéria. Durante a entrevista, ele lia as perguntas escritas em um bloquinho e respondia com gestos que julgava fazer sentido para uma pessoa que não entendia a linguagem dos sinais.

Mostrou fotos do irmão, a quem demonstra um imenso carinho, e escreveu caprichosamente o nome de sua namorada há quatro meses, Deusilene. Rogério tem uma condição especial e é mais um são remano que busca realizações.