Retorno da Alemanha

Setembro de 2011
Por Rafael Monteiro

O NJSR, em sua terceira edição deste ano, falou sobre alunos do Projeto Alavanca que iriam para a Alemanha no mês de junho. Agora, os sete estudantes voltaram para a São Remo depois de um mês morando na Europa.

Elizabeth Gonçalves, uma das coordenadoras do programa, acompanhou os jovens ao longo de toda a preparação até o momento de partida. Os diversos choques culturais marcaram bastante os intercambistas. Hospedados em casas de famílias locais, os estudantes brasileiros puderam entrar em contato com as diferenças de hábitos cotidianos.

De acordo com Elizabeth, economia de água, maior preocupação com o meio ambiente, uso constante de bicicletas e, em alguns casos, vegetarianismo foram algumas das mudanças provocadas por esse contato. O uso de bicicletas como meio de locomoção foi muito comum e, às vezes, até exaustivo, mas deixou a vontade de continuar com o hábito mesmo numa cidade difícil como São Paulo.

Outra barreira cultural foi a língua. O estudante Julio Cesar de Oliveira disse que o conhecimento de alemão que eles possuíam não foi suficiente, e fez bastante uso do inglês. Depois da volta, os alunos continuam os estudos do idioma alemão, já pensando no ano que vem, quando os são remanos receberão aqui no Brasil os jovens que os hospedaram por lá.