MAE aberto às crianças

Por

Setembro de 2011
Por Rafael Monteiro

Eva Maria Conceição, a dona Eva, em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, mantém um projeto educativo voltado às crianças da comunidade. A iniciativa começou com o desejo de limitar o uso de drogas por crianças com dez anos ou menos.

O projeto consiste em ocupar o tempo das crianças com atividades desenvolvidas no espaço do museu ou com brincadeiras, a fim de minimizar o contato com as drogas e suas consequências.

As atividades contam com a participação de educadoras e variam de desenhos e trabalhos com argila a narrações. Já foi produzido um jornal e até uma exposição com
suas produções está sendo montada no museu.

A parceria com o MAE teve início como parte de uma mobilização, ainda que pequena, para tentar conter e, quem sabe, transformar os efeitos dessa exposição precoce a drogas. As atividades no espaço do museu são desenvolvidas duas vezes por semana e hoje o interesse das crianças parece ter crescido. Em cada um dos dias reúnem-se cerca de vinte crianças.

Para dona Eva, no entanto, a frequência ainda é pequena. Somente dois dias por semana não é o bastante para o trabalho, e há que se ampliar o projeto. Tentativas para conseguir uma sede própria vêm sendo feitas há algum tempo, ainda sem sucesso.

Comentários encerrados. Comente reportagens recentes.