Ansiedade e preparo antecedem prova

Outubro de 2011
Por Mariana Melo

O ENEM acontece nos dias 22 e 23 de outubro e alguns jovens moradores da comunidade vão prestar o exame. Um deles é Júlio César de Oliveira Santos, 17 anos, aluno de uma das turmas noturnas do 3º ano do Ensino Médio, na Escola Prof Emygdio de Barros. Todos os finais de semana ele se prepara estudando por conta própria e acredita que o ENEM vai ajudá-lo a ingressar na universidade por meio do PROUNI, caso não consiga aprovação na FUVEST, para cursar Letras na USP.

Mesmo sabendo que a sua escola oferece aulas extras aos alunos na fase pré-vestibular, Júlio diz que não possui horários disponíveis para cursá-las. Além disso, acha que está em desvantagem em relação aos alunos de escolas particulares. “Com certeza, eles têm mais oportunidades nas provas”, disse.

Em relação aos demais alunos da sua escola, o estudante afirma que menos da metade vai prestar ENEM. Segundo ele, a maioria apresenta muito desinteresse, além de estar sem confiança quanto ao seu próprio desempenho.

Dentre todos os pontos que desanimam Júlio a estudar, a infraestrutura precária da escola é o fator principal. Ao discutir sobre o assunto, ele relata que vários professores deixam de dar aulas simplesmente porque as salas não têmcondição de comportar um número superior aos 40 alunos.